Nativa do oeste da África, a palma de óleo foi introduzida no Brasil no século XVI, onde se adaptou bem ao clima tropical. A Palmaplan possui cultivo de palma de óleo na porção mais setentrional do Estado de Roraima, na localidade de Vila do Equador, em Rorainópolis. Toda a sua plantação de palma de óleo foi cultivada pensando no menor impacto ambiental possível, o que inclui o uso racional dos insumos, por exemplo. Além disso, a palma é notadamente reconhecida pelo seu potencial de fixação de carbono, contribuindo para redução da concentração de poluentes na atmosfera.
Estima-se que cada hectare de plantação adulta seja capaz de armazenar cerca de 26 toneladas de carbono retirados da atmosfera. Com vida econômica de 25 anos, a palma de óleo demanda menos fertilizantes e pesticidas por tonelada de óleo produzido do que as outras oleaginosas. Além disso, temos a preocupação de capacitar e acompanhar de perto o manejo sustentável dos insumos, inclusive nos nossos parceiros da agricultura familiar.
A Palmaplan também se empenha em conviver em harmonia com o ambiente em que está inserida. Deste modo, todo o cultivo da Palmaplan é feito em áreas já desmatadas e degradadas, onde a palma de óleo desempenha um importante papel de proteção do solo. Além disso, conservar a vegetação nativa e preservar as áreas de preservação ambiental no seu entorno é uma preocupação constante para nós.